Autismo – zona norte / SP. Neuropediatra em São Paulo, especializada em crianças avaliando os sintomas, doenças e tratamentos neurológicos.

Autismo – zona norte / SP

O autismo tem como marcadores principais a dificuldade de comunicação e socialização. É essencial um acompanhamento médico de um neurologista e outras especialidades.

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se caracteriza por prejuízo da comunicação e interação social. Sua manifestação clínica tem várias gradações de manifestação.  Seu tratamento envolve o processo terapêutico, além de medicações específicas.

Os comportamentos autísticos podem estar presentes em outras doenças, fato que merece o diagnóstico diferencial para adequado processo terapêutico.

O autista tem distúrbios na percepção de estímulos. Andar na ponta dos pés pode ser um sintoma decorrente desta percepção alterada, mas não é condição de todos os portadores de autismo.

Toda a criança pode explorar um brinquedo ou objeto girando. No autismo isto é mais frequente, geralmente é visto com maior intensidade e frequência e em situações pouco usuais.

Algumas crianças autistas são excepcionalmente inteligentes. Porém no autismo observamos crianças com inteligência normal e até mesmo deficiência mental.

Considerando-se individualmente as capacidades intelectuais e expressão de seus sintomas o autista pode desenvolver habilidades que permitam uma vida social satisfatória, com capacidades laborais. Por isto é importante o diagnóstico e intervenções precoces neste transtorno.

Podemos observar alguns sintomas que sugerem autismo em bebês, como não chorar, ficar quieto no berço sozinho, não gostar de ser amamentado. No entanto é essencial a avaliação médica e de desenvolvimento para constatação de qualquer suspeita.

 


Siga nossa página no Facebook e acompanhe este e outros assuntos sobre Neuropediatria

Agende uma consulta!