Sequelas de Meningite. Neuropediatra em São Paulo, especializada em crianças avaliando os sintomas, doenças e tratamentos neurológicos.

Sequelas de Meningite

A doença que afeta as meninges, envoltório do sistema nervoso, denomina-se meningite.

Tem causa infecciosa na maioria das vezes, sendo os agentes vírus ou bactérias. Consiste em um processo inflamatório que compromete inclusive a circulação sanguínea do encéfalo devido ao seu caráter inflamatório importante.

Os quadros virais são mais frequentes, menos agressivos e raramente deixam sequelas. Após resolução, sendo a mais comum cefaléia.

Quanto ao quadro bacteriano, este causa processo inflamatório mais grave, comprometendo a irrigação cerebral e de nervos cranianos, em especial o nervo auditivo. Nesta situação as sequelas se evidenciam com o desenvolvimento da criança que sob o aumento das demandas ficam mais perceptíveis. Variam de comprometimento comportamental, de inteligência, epilepsia, até perda auditiva.

A avaliação pelo médico neuropediatra é importante para identificar estes comprometimentos e encaminhar adequadamente a criança nesta condição.

Agende uma consulta!