Tremores, tiques e manias. Neuropediatra em São Paulo, especializada em crianças avaliando os sintomas, doenças e tratamentos neurológicos.

Tremores, tiques e manias

Sintomas motores que podem ser indicativos de distúrbio neurológico.

TREMORES

Os tremores são movimentos rítmicos, de periodicidade curta, de pouca amplitude e geralmente de extremidades, mais  frequentes em mãos.

Podem estar presentes em doenças gerais como distúrbios tireoidianos, distúrbios metabólicos como na hipoglicemia e doenças neurológicas, como no Parkinson e paralisia cerebral. Podem fazer parte de  doenças maiores, ou até mesmo constituírem uma entidade única, sem  muita gravidade, o tremor essencial.

O importante é caracterizá-lo, avaliar se é parte de uma doença maior e tratá-lo nestes casos mais intensos em que prejudicam as atividades de vida diária ou podem causar constrangimento.

TIQUES

Os tiques são transtornos de movimento ou emissões de sons involuntários e que acometem vários músculos. Podem ser de origem psicológica, podem ser passageiros, porém podem ser transtornos de movimentos. Se associados a determinadas alterações comportamentais podem constituir uma doença específica, a Síndrome de Gilles de la Tourette. Assim a identificação da causa básica é importante para um tratamento efetivo.

MANIAS

A mania é um gosto, hábito, costume incomum, repetitivo e extravagante. Pode fazer parte de transtornos psiquiátricos, como o transtorno bipolar, ou até mesmo ser um  comportamento que compõe o transtorno do espectro autístico. De uma forma simplista e popular atribuímos a alguns comportamentos ou movimentos compulsivos, ou rituais a denominação de mania.

Como exemplos na infância temos o enrolar cabelos, a seriação de objetos, a necessidade de organizar um ambiente antes de uma atividade, conferir se portas estão fechadas, lavar as mãos, cheirar alimentos antes de comer, roer unhas.

Embora sintoma de caráter essencialmente psiquiátrico pode compor a sintomatologia de uma patologia maior que envolve o controle motor e comportamento, como o autismo, o transtorno obsessivo compulsivo ou a deficiência mental.

Agende uma consulta!
@institutoadrianaladeira Siga nosso Instagram!