O TDAH é genético?
Podemos considerar que o TDAH é familiar, podem existir casos na mesma família, mas não significa que o TDAH “passa de pai para filho”. Vale citar que algumas patologias podem ter TDAH associado, como na deficiência intelectual, no autismo.
Quem tem TDAH sempre é mais inteligente?
Não há uma correlação direta entre TDAH e inteligência, nem sempre o portador (criança ou adulto) tem cognição acima da média.
Quem tem TDAH (desatenção) sempre vai mal na escola?
Não necessariamente o portador de TDAH vai mal na escola. Outros fatores podem estar relacionados. Porém a criança com mais desatenção tem maior chance de apresentar dificuldades escolares.
O TDAH tem cura, qual o tratamento?
O TDAH é um transtorno do desenvolvimento, geralmente há melhora de sintomas com a idade, porém uma boa parcela dos portadores mantém sintomas na idade adulta. Podemos tratar o TDAH e assim prevenir as complicações sociais decorrentes dos comportamentos inadequados a infância.
Se você tem notado que seu filho(a) apresenta sintomas de desatenção, agitação excessiva, ou, os professores da escola estão reportando algum comportamento estranho relacionado a falta de atenção, pode ser TDAH e deve ser investigado.
Se você tem alguma duvida, envie um e-mail relatando o sintomas que seu filho tem apresentando.
Ou se preferir agende uma consulta com a Dra. Adriana Ladeira.
Mais leituras sobre TDAH no Portal Maestro Saúde.